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Sexta-feira, 16.07.10
Vejamos algumas orientações práticas que podem ser tomadas, fazendo parte de algum tipo de programa educativo a ser desenvolvido em empresas, por meio de livretos, palestras, ou fazendo parte de um programa geral.


Dicas gerais

1) deve-se fazer várias pequenas refeições por dia, de modo a não chegar nunca a ter aquela fome de lutador de sumo, capaz de impedir qualquer julgamento sobre o que se está ingerindo;

2) definitivamente a maior refeição do dia deve ser o café da manhã, coisa que seguramente não faz parte do nosso hábito alimentar: “não dá tempo, não consigo, não tenho fome nessa hora”… mas seria muito bom se fizesse;

3) a menor refeição do dia, ao contrário do que a maioria dos gordos faz, deve ser o jantar, no qual o consumo de carboidratos (massas, pães, bolos etc) deve ser muito pequeno. Fazer só um “lanchinho”, no qual pães e doces são predominantes, seguramente não é bom;

4) como regra geral, um adulto que precisa perder peso deve aumentar proporcionalmente o consumo de proteínas (carnes, ovos), grãos, fibras (saladas não engordam!) e diminuir o de gorduras e farinhas;

5) considera-se adequada a perda de 500g por semana, para aqueles que estão acima do peso. Parece pouco? Isso significa 2 quilos por mês, 24 quilos no ano! E no entanto, 500g são, normalmente, menos do que se consome em uma refeição. Isso nos demonstra que não adianta querer perder em um mês o que se ganhou em 10 anos!

Dicas específicas

Devemos conhecer coisas mínimas sobre alimentação e nutrição, como por exemplo:

6) um grama de gordura nos fornece 9 calorias, enquanto um grama dos demais nutrientes nos fornece 4 calorias;

7) a diferença entre pão e torrada é a água que evaporou da torrada. Água não tem calorias, logo, não há diferença entre eles;

8) a diferença de valor calórico entre queijos depende deles serem feitos com leite desnatado, e não do fato de ser amarelo ou branco. O queijo que derrete no micro é gordo!

9) o fato dos alimentos avisarem que não têm colesterol não significa que são dietéticos, só que não têm gordura animal. Se tiverem um monte de gordura vegetal são, seguramente, muito calórico;

10) a maioria dos doces (cremes, mousses etc) são gorduras doces, com todo aquele montão de calorias;

11) tire toda a gordura visível das carnes, antes do cozimento. A gordura do  frango está na pele;

12) grelhado é bom. Empanado ou frito engorda!

13) creme de leite é tão calórico quanto manteiga, margarina e requeijão. Se não puder viver sem eles aprenda a fazer molhos com iogurte desnatado, inclusive para temperar saladas;

14) existe mais de um milhão de dicas para emagrecer. Deixe a preguiça de lado e seja proactivo. Informe-se, procure, utilize periodicamente nossa calculadora IMC, cuide-se, divulgue!
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