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Domingo, 18.07.10
Se já está cansada de contar carneirinhos, acorda ao meio da noite, não consegue voltar a dormir e de manhã está sempre sonolenta e cansada, fique atenta a essas dicas.

Reserve pelo menos 7 horas para dormir.

Deite-se somente quando estiver com sono. Se não conseguir dormir, levante-se e vá espairecer. Folheie uma revista, escolha um bom filme... Mas fora do quarto! Não adianta nada ficar a dar voltas na cama.

Elimine as sonecas durante o dia. Se for inevitável, não ultrapasse os 45 minutos.

O quarto é lugar de dormir. Não assista TV nem leve livros para a cama. Elimine os vestígios de luz. A melatonina (hormona que induz o sono), só é liberada na escuridão. Além disso, evite camisolas e roupas de cama em cores berrantes como vermelho e laranja. Prefira os tons de azul a violeta.

Esconda o rádio despertador. Ficar a olhar para as horas pode atrapalhar o seu sono.

Aposte num travesseiro recheado com ervas (melissa, camomila e erva-cidreira são óptimos calmantes). Invista num bom colchão.

Tente manter horários constantes para dormir e principalmente para acordar, mesmo nos finais de semana.

Evite refeições pesadas antes de dormir e procure não ingerir bebidas alcoólicas e fumar no mínimo 6 horas antes de ir para a cama. Café, chá (preto ou mate), chocolate, guaraná, nicotina e medicamentos com cafeína também podem atrapalhar o seu sono.

Procure apanhar sol todos os dias (e, claro, proteja-se com filtro solar). Meia hora logo depois de acordar é suficiente. A luz ajuda a despertar porque inibe a produção de melatonina.

Faça exercícios físicos, de preferência ao ar livre, logo cedo. Se tem dificuldades para dormir, se se exercitar à noite pode agravar o problema.

Alongue-se duas vezes por dia, uma delas antes de deitar.

Tome um banho morno (pode ser chuveiro ou banheira) 2 horas antes de dormir. Aposte nos sabonetes e champôs aromaterápicos. Óleo essencial de lavanda, por exemplo, é óptimo para relaxar.

Faça um lanchinho com carboidratos 1 hora e meia antes de ir para a cama. Um copo de leite morno com chocolate ou mel e uma bolacha de água e sal são óptimas opções. Vale também substituir a bebida por um copo de sumo de maracujá, uma xícara de chá de erva-cidreira ou camomila.

Mantenha os pés bem aquecidos e tenha um bom sono.
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