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Domingo, 18.07.10
Esta é uma das regiões mais tensas para a maioria das pessoas.

Pela tensão do trabalho e mesmo do dia-a-dia, além de todos os vícios posturas que temos, é muito comum contrairmos a musculatura dos ombros e pescoço, acumulando tensões e causando dores.

Para aliviar estas tensões é muito importante fazer exercícios direccionados a esta musculatura. Os alongamentos são eficientes para prevenir dores e até problemas mais sérios eliminando a tensão gerada.

Outro cuidado que devemos ter é o de manter uma boa postura durante o dia e nas actividades corriqueiras, evitando os vícios posturas que também podem causar problemas principalmente a nossa coluna. Uma boa massagem uma vez por semana ou a cada quinze dias também é excelente para relaxar o corpo e a mente.

Sugerimos abaixo, alguns exercícios que poderão aliviar o stress muscular e trazer bem estar. Estes exercícios podem ser feitos em qualquer lugar, quando se sentir necessidade, mas o ideal seria fazê-los à noite antes de se deitar e de manhã ao acordar.

Puxe o pescoço para um dos lados alongando-o. Troque o lado.

Vire a cabeça na diagonal e puxe-a para baixo olhando o seu pé. Troque o lado.

Com as duas mãos atrás da cabeça, puxe a mesma para baixo alongando a parte posterior do pescoço.

Leve a cabeça para trás, alongando a parte anterior do pescoço, sem forçar a cervical.

Mantenha o corpo recto e olhe para trás virando a cabeça para um dos lados. Troque o lado.

Com uma bolinha de ténis ou similar, faça movimentos circulares na região do pescoço e ombros, massajando a musculatura. Faça cada exercício por 30 segundos.

Feche os olhos e gire a cabeça para um dos lados depois para o outro, devagar e sem forçar o pescoço.

Deite no chão com a perna flexionada e mantendo a coluna reta. Puxe a cabeça para trás, mantendo o queixo para baixo e alongando a parte de trás da cabeça ou a região cervical. Afaste as pernas, tentando manter toda a coluna no chão.
Permaneça nesta posição por 3 a 5 minutos.
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